Como vocês estão?
Bem, eu tava navegando aí pela net e eu encontrei esse texto sobre o dom de ouvir, achei super interessante e resolvi compartilhar aqui com vocês...
"É difícil encontrar homens sábios. Temos que percorrer grandes distâncias – é necessário procurar em vários lugares – para achar um homem que é realmente sábio. Eu sinto muito pelos meus filhos e pelos filhos dos meus filhos quando penso em um futuro em que homens sábios não serão achados no mundo. Por toda minha vida eu busquei a sabedoria de homens mais velhos que eu. Ao buscar tal sabedoria, muitas vezes tive que ouvir palavras duras, exortações e reprovações. E por mais que ouvir esses conselhos nem sempre fosse agradável na hora, com o passar dos anos, pela graça de Deus, tenho tido a sabedoria de reconhecer o quanto era tolo e o quanto a sabedoria de Deus brilhava em sua gloriosa luz através da sabedoria dos meus pais na fé.
Por toda a minha vida, Deus tem colocado muitos homens sábios no meu caminho, homens que me acolheram e compartilharam comigo as duras lições de suas vidas, homens que Deus fez humildes, e que têm sido humildes perante mim para me ensinar que sermos humildes diante de Deus nos torna sábios, homens que reconhecem que somente a sabedoria de Deus é que os capacita a perseverar diante das difíceis circunstâncias da vida. Esses homens são sábios porque são homens que descobriram a antiga arte de ouvir, e têm ouvido a outros homens sábios. Ao envelhecerem, se tornam grandes homens exatamente porque foram grandes ouvinte.
Por toda a Bíblia, Deus nos manda escutar, e querendo discernir como Deus nos manda escutar, durante meu terceiro ano no seminário, decidi fazer um estudo de seis meses do que Provérbios tinha a dizer sobre escutar. Foi um dos estudos mais edificantes que eu já fiz. Uma das principais lições que eu aprendi com esse estudo foi o significado do infinitivo “escutar”. Na Bíblia, a esse verbo é usado de várias formas, mas é usado principalmente na voz imperativa. Isso é, quase sempre é um mandamento. Em meu estudo, percebi que isso não significava apenas ‘ouvir’, mas entender e obedecer. Quando Jesus, de forma soberana e decisiva, declara aos seus ouvintes “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”, ele não está preocupado simplesmente que eles ouçam as palavras que saem de sua boca, mas que eles entendam e obedeçam pronta e sinceramente aos seus mandamentos.
Ao fim de Gênesis, temos a oportunidade de ouvir o que o patriarca Jacó disse a seus filhos antes de morrer: “Então Jacó chamou seus filhos e disse: ‘Ajuntem-se a meu lado para que eu lhes diga o que lhes acontecerá nos dias que virão. Reúnam-se para ouvir, filhos de Jacó; ouçam o que diz seu pai Israel’” (Gênesis 49.1-2). Podemos ver por duas vezes nessa passagem a exortação de Jacó a seus filhos que o ouçam. E quando vemos a sua vida, as muitas lições que aprendeu, e a sabedoria que Deus deu a ele, nós também somos convidados a ouvir a esse senhor que era sábio apenas porque deu ouvidos ao único e sábio Deus.
É gente, dizem que “Deus nos deu dois ouvidos, na esperança de que ouvíssemos mais do que falássemos”. Pela audição podemos ouvir a Deus e o mundo, entender melhor as imagens que nos rodeiam, e tudo o que acontece...Deem graças por terem um par de ouvidos e por ouvirem bem, pois há aqueles que esta graça não tem..
Prometo que volto mais vezes pra escrever aqui,
um beijo e ótima semana a todos!
DECOLORES