Primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo tempo sem postagens aqui porque nosso querido "postador" anda meio sem tempo, por isso eu estou aqui novamente.

E sobre o que falaremos hoje?
Bom, hoje vou falar sobre responsabilidade, uma coisa que delego como importantíssima na vida de cada um. Responsabilidade, vamos falar aqui da pessoal, esta que possui muitas definições. Mas, em todas elas, encontra-se um ponto em comum:" é o dever do indivíduo de assumir as consequências por seus atos e decisões. Mesmo o argumento da ignorância, “ah, eu fiz isso mais não sabia que era assim”, não isenta o indivíduo das consequências de suas decisões. É fácil observar a irresponsabilidade pessoal dos outros. É muito mais difícil observar e aceitar a própria irresponsabilidade..."
"Responsabilidade pessoal não é um fardo que cada um deve carregar. É, sim, um dos deveres mais iluminados da vida de uma pessoa que exerce seus direitos e deveres adquiridos."
Falar de responsabilidade não é muito fácil, pois somos todos seres humanos e pecadores, e as vezes deixamos de lado essa responsabilidade tão cobrada pela sociedade. Porém, essa responsabilidade é uma palavra que muda de significado à medida que crescemos, a medida que vamos assumindo papéis na sociedade, como estudos, trabalho, familia, etc. Ser responsável é saber cuidar das pequenas coisas, como por exemplo dar comida ao cachorro, lavar a louça, fazer as coisas bem feitas no seu determinado tempo, é assim que começa a grande lição da responsabilidade em nossas vidas, é a partir daí que crescemos e começamos a evoluir esse conceito.
Agora trago esse conceito para o nosso movimento. A partir do momento que aceitamos o chamado de Deus para ir ao retiro, estamos assumindo uma responsabilidade, a de evangelizar, mudar a nós mesmos, as nossas atitudes e o quão e importante a presença de Jesus em nossas vidas.
E assim que assumimos verdadeiramente essa "missão", devemos cumpri-la com responsabilidade, assumindo de verdade todas as tarefas que a nós são delegadas. E isso é essencial para o sucesso de nossas ações enquanto movimento, pois se cada um assumir o compromisso de fazer o que havia dito, se cada um fizer a sua parte, as coisas evoluiriam muito e facilitaria o trabalho que as vezes fica na mão de poucos.
As grandes conquistas são feitas de pequenas ações, de cada gesto, de cada parcela de comprometimento, de cada sim que é dito, assim se constrói um mundo melhor. Nossas atitudes podem parecer pequenas, mas quando juntas formam uma grande obra!
E para finalizar deixo uma passagem que está em Romanos (12, 3-8) e diz:
" Em nome da graça que me foi concedida, eu digo a cada um de vocês: não tenham de si mesmos conceito maior do que convém, mas um conceito justo, de acordo com a fé, na medida que Deus concedeu a cada um. Num só corpo há muitos membros, e esses membros não tem todos a mesma função. O mesmo acontece conosco: embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo, e, cada um por sua vez, é membro dos outros. Mas temos dons diferentes, conforme a graça concedida a cada um de nós. Quem tem o dom da profecia, deve exercê-lo de acordo com a fé; se tem o dom do serviço, que o exerça servindo; se do ensino, que ensine; se é de aconselhar, aconselhe; se é de distribuir donativos, faça-o com simplicidade, faça-o com zelo; se é de exercer misericórdia, faça-o com alegria."
Linda passagem não é? E tem tudo a ver com responsabilidade e compromisso, portanto queridos leitores, façamos o que Deus nos ensinou, cada um com seu dom diferente, mas todos juntos em um só coração!
E por hoje é só, fiquem com Deus e tenham uma ótima semana abençoada!
Beijos :*
DECOLORES
2 comentários:
Muito bom, Fa!
Responsabilidade é um tema muitas vezes esquecido em nossas reuniões e ao mesmo tempo indispensável no crescimento de qualquer jovem, tanto espiritual quanto social.
Enfim.. Responsabilidade, passe adiante!
Muito Legal o Post!!
PArabens!!!
Responsabilidade,Passe a Diante!!
Postar um comentário